quarta-feira, julho 04, 2012

O bosão de Relvas

Se porventura são, como eu, leitores assíduos deste espaço, terão reparado que a qualidade do último texto aqui publicado era tão exuberante que o texto já cá não está. Sim, estava assim tão mau. Felizmente, estou a escrever para um público imaginário e como tal, nunca serei gozado pelo tal texto. Assim, hoje decidi escrever algo com alguma qualidade, e como tal não me vou alongar muito sob pena de quebrar esse objectivo.

Hoje é um dia histórico! Rejubilemos, pois os cientistas do CERN descobriram a chamada "partícula de Deus", o bosão de Higgs. É um passo imensamente grandioso para a Ciência, apesar de o bosão ser uma partícula imensamente minúscula. De facto, mais minúscula que ela só mesmo a licenciatura do ministro Relvas, também ela descoberta recentemente no Grande Colisor de Hadrões, escondida atrás de um neutrino.
Pois é, parece que o ministro Relvas é afinal um sobredotado e fez num ano aquilo que uma pessoa normal faz em três (ou mais, vá). Licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Lusófona em 2007, depois de se ter matriculado na mesma em 2006. E assim se explica a razão de Passos Coelho ter apostado no Relvas para esta legislatura: tal como mostrou ser capaz de encurtar a realização de um curso superior de três para um ano, Passos espera que o Relvas ajude a encurtar o período de ajuste económico do país para um terço também, cumprindo assim o calendário da troika. Do mesmo modo, Passos tem fé que o Relvas consiga baixar o salário mínimo de 485 para 162€, reduzir os dias de férias de 22 para 7, e cortar no número de deputados do PCP na Assembleia de 14 para 4,7. Já Jorge Jesus estará à espera que o Relvas reduza o número de contratações de Verão de 300 para 100.
Sabe-se também que o Relvas conseguiu esta proeza através das equivalências académicas. O chamado Conselho Científico da Lusófona olhou para o currículo do Relvas e depressa concluiu estar em presença de um cérebro de nível superior. Tendo em conta a sua experiência profissional, as 36 cadeiras distribuídas por seis semestres que o Relvas teria que completar transformaram-se em 180 créditos académicos obtidos, figurando apenas uma cadeira (Ciência Política e Direito Constitucional) à qual o Relvas prestou prova escrita e oral em 1985, aquando da sua passagem pelo curso de Direito na Universidade Livre, e onde obteve a meritória nota final de 10 valores. Tenho para mim que esta nota foi obtida pelo método Taveira (parece-me que a informação sobre a parte oral da avaliação não apareceu por simples acaso). Resumindo, o seu percurso académico é muito rico e diversificado. Rodou por quatro cursos superiores: Direito (1984, Universidade Livre, uma cadeira feita); História (1985, Universidade Livre, sete cadeiras frequentadas, nenhuma feita); Relações Internacionais (1995, Universidade Lusíada, nenhuma cadeira frequentada); Ciência Política e Relações Internacionais (2006, Universidade Lusófona, licenciado em 2007).
Genial este Relvas, não concordam? Mais uma mente brilhante neste nosso país. Aliás, dada a genialidade mais que evidente do senhor, considero uma injustiça e até mesmo uma provocação mesquinha o valor da média final de curso que a Lusófona lhe atribuiu: 11 valores. Então se o homem fez apenas uma cadeira na vida com 10 valores e teve equivalências para as 36 cadeiras do curso que o licenciou (uma das quais terá resultado da cadeira feita com 10), sou matematicamente obrigado a concluir que os senhores da universidade avaliaram o seu currículo profissional com nota 11, e fizeram a média ponderada. Mas que é isto? Que brincadeira vem a ser esta? Toda a gente sabe que numa situação destas o mais correcto a fazer seria somar os dois valores e pronto. O Relvas teria terminado com média de 21, o que está mais condicente com o seu perfil, sejamos justos. Até porque 21 é um número que mede simbolicamente o número de anos que vão desde que o Relvas faz uma cadeira e a altura em que se decide licenciar. Portanto fica aqui uma nota de repúdio pela forma como foi determinada a média do Relvas. E talvez como subtil forma de vingança (ou então apenas porque o mundo é pequeno e há demasiadas coincidências), um indivíduo que foi professor do Relvas na Lusófona (e que digo eu, deverá ter participado na confecção desta licenciatura liofilizada) é actualmente Secretário de Estado do Relvas. Toma lá um cargo absolutamente desprestigiante e mal remunerado que é para aprenderes. Bravo, Relvas, bravo. A ti ninguém te passa a perna.
Basicamente, temos um governante que devia estar a aplicar a sua invulgar inteligência no CERN, na procura de respostas para a nossa existência, e não a tratar de assuntos menores como governar Portugal. Já o estou a imaginar a desbaratar tudo o que sabemos sobre Física, e a postular as suas próprias leis. Assim de repente, julgo-o capaz de provar experimentalmente que afinal a velocidade da luz pode ser ultrapassada, nomeadamente por licenciaturas na Lusíada, que viajam a uma velocidade três vezes superior. E a partir daí imaginem-se as implicações e possibilidades.
Na verdade, Relvas é intelectualmente tão portentoso e fascinante que prevejo que lhe seja atribuído um mestrado antes do próximo fim-de-semana. E um doutoramento ao pequeno-almoço de domingo.

Agora a sério, Portugal precisa é disto. Um corta-Relvas.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Genial.....continuas a ser brilhante na escrita :)))

Raquel Sousa

7:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

stated plenty of people pay off their particular lending options in timely manner and additionally without having effects
A respected arrears nonprofit charities expects the quantity of most people switching to these individuals just for enable about payday cash advance credit card bills that will double this unique. personal debt charitable organisation states all-around purchase typically the short-term, high curiosity borrowing products this holiday season. Your nonprofit states 36 months in the past the quantity of shoppers with them was basically simple.
pożyczka prywatna bez bik
kredyty
szybki kredyt gotówkowy 5000
pożyczka gotówkowa bocian
pożyczki bez bik na weksel

http://pozyczkanadowod24.net.pl
http://pozyczkanadowod24.org.pl
http://pozyczki-prwatne.net.pl

4:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

[url=http://aaawatches24.co.uk/]replica watches[/url]

rolex prices 2012
breitling superocean price list
exact replica watches review
rolex submariner 2011 retail price
replica watches

http://swisswatches24.co.uk/

1:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home