terça-feira, abril 24, 2007

Entrevista a Eusébio

Esta é uma entrevista feita por mim ao ex-jogador do Benfica, via Messenger, na última terça-feira:

Eu: Bom dia, Eusébio.
Eusébio: Boa tarde, olá.
Eu: Eusébio, correu bem a cirurgia?
Eusébio: Sim, acho que mais ou menos dentro do possível correu de uma forma positiva.
Eu: Quando é que vai ter alta, já sabe?
Eusébio: Alta? Alta o quê?
Eu: Quando é que sai do hospital?
Eusébio: Ah, isso. Os médicos já me disseram mas eu não me lembro. Acho que já não vou passar o feriado das rosas a casa.
Eu: O feriado das rosas?
Eusébio: Sim, o 25 de Abril.
Eu: Bem, mudando de assunto, como vê a actual situação do Benfica? Em três jornadas, passa de uma situação em que dependia apenas de si próprio para conquistar o título para uma situação de terceiro classificado.
Eusébio: Isto é complicado...
Eu: Bastante, até porque tem o jogo com o Sporting à perna...
Eusébio: Não, não, eu estava a falar com a enfermeira porque soltou-se aqui a algália mas enganei-me e em vez de falar com ela escrevi com sigo. Bom, a situação do Benfica é má, porque é difícil, mas ainda é possível sermos campeões se tivermos muita vontade de querer e determinação.
Eu: Pois, enquanto ainda for matematicamente possível, o Eusébio vai sempre acreditar, não é?
Eusébio: Sim, enquanto fôr e até mesmo quando já não fôr eu vou sempre acreditar que é possível. Se não tivermos essa mentalidade de pensar, não conseguimos alcançar os nossos pontos.
Eu: E quais são as suas expectativas para o clássico do próximo fim de semana?
Eusébio: As minhas espectativas para o Boavista-Porto são que seja um bom jogo de futebol e que o Porto possa perder para que o Benfica possa ter êzito.
Eu: Eu estava a falar do Benfica-Sporting...
Eusébio: Ah, claro. Não, eu espero que seja um bom jogo de futebol e que o Benfica possa vensser para que ainda poderamos lutar até ao fim.
Eu: Compreensivelmente... Então e sobre a Taça Uefa?
Eusébio: Não, sobre isso eu acho que o Benfica tem todas as condições para ganhar a Uefa e dar uma grande alegria a todos os benfiquistas.
Eu: Mas o Benfica já foi eliminado...
Eusébio: Pois, são coisas que acontecem no futebol. Mas mesmo assim o Benfica ainda pode dar a volta e dar uma grande alegria a todos os benfiquistas. Eu estou convencido disso.
Eu: Mas... Mesmo depois de ter sido eliminado???
Eusébio: Sim, claro. Se os benfiquistas não acreditarem sempre, mesmo depois das coisas acabarem, nós nunca ganharemos coisa nenhuma.
Eu: Eusébio, qual acha que devia ser o onze titular do Benfica frente ao Sporting?
Eusébio: Bom, eu acho que quaisqueres que sejam os jogadores a pisarem a relva do campo o importante é que entrem com confiança nas suas habilidades individuais e que dêm 110% durante o jogo. Se fosse eu o treinador era capaz de apostar em: Quim, David Luiz, Anderson, Nélson, Léo, Petit, Katsouranis, Karagounis, Simão, Rui Costa, Nuno Gomes, Miccoli e Derlei.
Eu: Mas assim eram treze...
Eusébio: Parece que contei mal... Então tire o Quim, o Derlei e o Léo.
Eu: Mas ficam dez...
Eusébio: Então meta o Léo outra vez.
Eu: E o Benfica joga sem guarda-redes?
Eusébio: Para que é que serve o guarda-redes? Mais vale tirá-lo e jogar ao ataque porque jogar à defesa pode ser uma faca de dois legumes.
Eu: Ok, Eusébio. Qual é na sua opinião a causa deste momento menos bom do Benfica? Fernando Santos?
Eusébio: Eu disconcordo. Acho que não podemos fazer do treinador um bode respiratório para esta situação difícil. E como sabe o difícil não é fácil. A verdade é que há bolas que batem no pau e não entram, há bolas que nem que os jogadores tivessem dois pulmões conseguiam ganhar e é sempre assim, os jogadores são humanos como as pessoas, e não são máquinas. As pessoas têm de compreender isto.
Eu: Sim, é verdade... Como acha que pode terminar o jogo do próximo domingo?
Eusébio: Não sei. Sei que vai ser um jogo difícil, porque vai ser complicado. Todos os jogadores vão estar com a naftalina a correr nas veias. Vai ser um jogo decidido por pormenores, e aí acredito que o Simão pode ser decisivo, porque é um jogador que trabalha muito bem debaixo das pernas do adversário, que pratica um futebol de passe curto e de passe longo e que é um jogador rápido e veloz, nada lento, bem pelo contrário. Para além disso tem sempre a vantagem de ter duas pernas. Penso que pode ser ele a dar uma grande alegria a todos os benfiquistas, para que fiquemos felizes e contentes.
Eu: E Rui Costa? Acha que vai estar finalmente à altura da grandeza do derby?
Eusébio: Eu espero que sim. Ele é um excelente jogador, e eu e todos os benfiquistas teríamos uma grande alegria se o pudéssemos reaver a jogar ao seu nível.
Eu: Recentemente, o futebol português tem estado debaixo de grande suspeição. Qual a sua opinião sobre o caso "Apito Dourado"?
Eusébio: Não, eu acho que não é correcto estar a falar sobre isso enquanto toda a verdade não for resposta. Mas haja o que hajar penso que o importante é as pessoas manterem a serenidade e continuarem a acreditar no futebol porque sem o futebol não há alegria.
Eu: Obrigado, Eusébio, pelo tempo dispensado. Fazia-lhe agora uma última pergunta. Não acha que seria muito bom para Portugal se você tivesse morrido em consequência deste seu internamento?
Eusébio: Como? Mas o que é que está para aí a dizer? Você acha que eu devia morrer?
Eu: Eu não acho nada. Só lhe estou a perguntar se não lhe parece que seria óptimo para Portugal se você falecesse.
Eusébio: Eu não estou a perceber. Desculpe mas vou encerrar sessão e vou retirá-lo da minha lista de contactos. E não quero esta entrevista publicada. E quero o meu dinheiro já. Os meus cinquenta contos que você disse que pagava!
Eu: Mas pense bem. Até seria bom para o Benfica caso você tivesse um enfarte, ou coisa do género. Os jogadores iam sentir-se tocados, tal como naquela palhaçada do Fehér, iam reunir-se em torno dum objectivo comum e iam querer dedicar-lhe um troféu, não importa qual, nem que para isso tivessem de inventar uma competição que pudessem ganhar, com um só jogo e contra o Gandarela, e iam jogar com garra e iam ganhar qualquer coisa...
Eusébio: É capaz de ter razão. Vou pensar nisso. Mas agora já me operaram e eu estou melhor. Se calhar vou ter de me matar.
Eu: Neste caso não o aconselhava. Ia ser visto como uma pessoa cobarde, e aquela imagem do grande Pantera Negra desaparecia. Os jogadores do Benfica iam borrifar-se para si. Faça o seguinte: no derby, não siga as instruções dos médicos e vá assistir ao jogo. Com um bocado de sorte, com aquela emoção toda, a sua carcaça velha cede e você empacota. Então nesse caso, o Benfica até ganha o jogo!
Eusébio: Vou fazer isso. Eu faço tudo o que puder para ajudar o Benfica e dar uma grande alegria a todos os benfiquistas.
Eu: Muito obrigado, Eusébio.
Eusébio: Não, foi um prazer dar esta entrevista.
Eu: Eu estava a agradecer-lhe por você se disponibilizar a falecer... Mas já agora obrigado pelo tempo dispensado, novamente.
Eusébio: Ah, não, obrigado eu, de nada.

Se o Eusébio morrer no próximo Domingo, eu não tenho rigorosamente nada que ver com o assunto.

Post Scriptum: esta entrevista é fictícia. Desenganem-se os que acham que o Eusébio sabe o que é um computador.